TÉCNICAS AGRÍCOLAS

 

OBJETIVOS EDUCACIONAIS

 

Facilitar ao aluno sua identificação como parte integrante da natureza, fazendo-o sentir-se afetivamente ligado a ela,  permitindo uma atuação criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio ambiente;

 

Proporcionar condições para que o aluno desenvolva habilidades e competências que lhe permitam perceber, apreciar e valorizar a diversidade natural e sociocultural, adotando postura de respeito aos diferentes aspectos e formas de do patrimônio natural, ético e cultural;

 

Estimular o conhecimento e a comparação de diferentes instrumentos e processos tecnológicos, analisando seu impacto no trabalho e no consumo e sua relação com a qualidade de vida, o meio ambiente e a saúde.

 

Permitir ao aluno construir uma imagem positiva de si, de respeito próprio e reconhecimento de sua capacidade de escolher e realizar seu projeto de vida.


PLANO DE CURSO

 

CONTEÚDO DO 6º ANO

1º TRIMESTRE

Compreender a importância da agropecuária para as sociedades modernas.

  • Agropecuária no cotidiano

 

2º TRIMESTRE

Entender as relações do sistema solo-planta, bem como a capacidade dos organismos autotróficos em sintetizar substâncias simples em compostos orgânicos complexos. 

  • Nutrição do vegetal
  • Conservação do solo

 

3º TRIMESTRE

Identificar as relações macro, meso e  micro climáticas sobre distribuição dos seres vivos na biosfera, incluindo suas particularidades para produção em escalas local e regional, tendo em vista a garantia do uso sustentável dos recursos naturais.

  • O clima e o desenvolvimento humano
  • Agricultura e meio ambiente

 


CONTEÚDO DO 7º ANO

1º TRIMESTRE

Entender a evolução dos sistemas de produção vegetal, suas características, particularidades sociais, econômicas e ambientais.

  • Sistema de cultivo;
  • Planejamento de hortas.

 

2º TRIMESTRE

Identificar, a partir dos aspectos morfológicos das plantas, suas relações fisiológicas e seus mecanismos reprodutivos.

  • Órgãos vegetais;
  • Reprodução sexuada e assexuada.

 

3º TRIMESTRE

Compreender os danos causados á produção vegetal por agentes fitopatogênicos, partindo de ecossistemas equilibrados para aqueles em desequilíbrio, sendo capaz de visualizar as interações das plantas com seus agentes causadores de dano econômico e suas diferentes formas de controle.

  • Fitossanidade.

 


CONTEÚDO DO 8º ANO

1º TRIMESTRE

Compreender o papel dos recursos naturais  sobre a biosfera, sua utilização e formas de conservação visando a utilização pelas gerações atuais, sem desperdício, garantindo seu uso para as gerações futuras.

  • Recursos  naturais

 

2º TRIMESTRE

Identificar as diferentes paisagens nos domínios morfoclimáticos brasileiros, suas ameaças e estratégias conservacionistas.

  • Biomas brasileiros.

 

3º TRIMESTRE

Entender a influência do homem nas questões atuais, identificar as mudanças ocorridas no Planeta em escala global e local e compreender as atitudes individuais e coletivas  para a mitigação das consequências. 

  • Desafios cotidianos – Aquecimento Global, Energia, Lixo e Consumo.

METODOLOGIA

As aulas serão ministradas através de exposições orais, pesquisas, atividades em grupos, consulta a materiais pedagógicos, exposições áudio-visuais, debates, dramatizações e atividades praticas.

 

RECURSOS

- Livros

- Revistas

- Jornais especializados

- Mostruários

- Quadro Branco

 - Cartazes

- Murais

- Áudio visuais

- Material de aula pratica para observação

- Ferramentas

 

AVALIAÇÃO

Será realizada durante o processo de ensino aprendizagem, através de questionários, testes, trabalhos de pesquisa e atividades práticas, alem das provas trimestrais constantes no calendário oficial da escola. Através destes instrumentos torna-se possível verificar se o aluno adquiriu conhecimentos e desenvolveu as competências necessárias aos temas correlatos para atingir os objetivos propostos em cada conteúdo.

 

Durante cada etapa, os professores da disciplina avaliarão individualmente seus alunos. Caso o aluno não atinja as competências necessárias, será proporcionada a este aluno a oportunidade de suprir suas carências através de atividades de recuperação paralela.