COMO ESTAMOS MUDANDO O PLANETA?

POR DIOGO BERCITO

FOLHA DE SÃO PAULO

 

 

 

Aprendemos na escola que o planeta é moldado pela natureza, como as forças tectônicas descritas pela cantora islandesa Björk em sua canção “Mutual Core”. Mas, como observa uma recente reportagem do site Voxo ser humano é hoje a força dominante na modificação do globo em que vive. “Nós destruímos florestas, represamos rios poderosos, pavimentamos ruas extensas e transportamos milhares de espécies ao redor do mundo”.

Essa transformação é o tema das fotografias disponíveis no projeto da Nasa “Images of Change”, onde a agência espacial americana compara imagens tomadas por satélite para monitorar o impacto humano no globo terrestre. O Mundialíssimo blog escolheu quatro delas como exemplo de como o mundo está mudando:

CRESCIMENTO URBANO NO EGITO
Se nos anos 1980 12.000 pessoas viviam em Hurghada, no Egito, no ano passado já eram mais de 250 mil, com a visita de 1 milhão de turistas anualmente. O preço foi pago pelos recifes de corais, que recuaram 50% nessas três décadas pelo depósito de sedimento e pela ação de mergulhadores.

 

 

ENCOLHIMENTO DO MAR DE ARAL
O mar de Aral, que foi outrora o quarto maior lago do mundo, teve suas águas desviadas pela União Soviética. Secou, dividiu-se em corpos de água distintos e, enquanto desaparece, tornou o inverno da região mais frio e o verão mais seco.

 

 

IMPACTO DE BARRAGENS NO PAQUISTÃO
A barragem de Mirani, no rio Dasht, foi concluída em 2006, disponibilizando água para beber, irrigar e gerar eletricidade. Mas o projeto levou também a inundações que em 2007 deslocaram 15 mil pessoas.

 

 

ILHAS ARTIFICIAIS NOS EMIRADOS ÁRABES
As ilhas de Dubai foram construídas a partir de 2001, no golfo Pérsico. O grupo de ilhas ao norte na imagem é conhecido como “O Mundo”, por assemelhar-se a um mapa, e aumentou a costa de Dubai em 230 quilômetros.

Posted by Admin Thursday, May 14, 2015 2:16:00 PM

Comments

Comments are closed on this post.